"RAÍZES INVISÍVEIS"

 

"Raízes invisíveis" é uma obra escrita por Manuel Maria Figueira. Manuel Maria Figueira tem 66 anos e nasceu em Fradizela, concelho de Mirandela. Foi Funcionário Público no Instituto da Vinha e do Vinho entre Outubro de 1968 e Agosto de 2003, cumprindo serviço militar entre 1971 e 1974. Começou a escrever regularmente no ano de 2011, vindo a lançar o seu primeiro livro recentemente com a Cultiva Livros.

 

"Raízes invisíveis" é um livro que reúne poemas que abordam principalmente os sentimentos. É uma viagem pelos momentos da vida do autor, que nos permite conhecer a sua perspectiva acerca daquilo que o rodeia. Em "Raízes invisíveis" podemos conhecer as raízes, como o próprio nome indica, do autor, ou seja, a sua terra natal, todas as tradições e costumes de Trás-os-Montes, mais concretamente da sua aldeia.

"Raízes invisíveis" é também um livro que nos faz reflectir acerca da simplicidade da vida, e nos faz questionar sobre os sentimentos mais comuns: amor, amizade... É um livro onde os afectos estão sistematicamente presentes, tanto por pessoas como por lugares ou coisas.

É uma obra com algumas metáforas, mas palavras simples. É uma leitura agradável!

93

Ser a manhã da flor, molhar os dedos

no orvalho cintilante das promessas,

abrir as pétalas dos nossos segredos,

dar de mim, sem esperar que me peças.

 

Ser livre, sem ignorar que o meu lugar

está onde o amor, que sinto, me reclama

e que o espaço que eu tenho para voar

tem a extensão do voo de quem me ama.

 

Por isso aqui estou hoje a desfolhar

o livro de memórias deste chão,

na luz do entardecer do meu olhar,

coada na concha da tua mão... 

-----

Imagem: Concebida pelo autor 

By: Débora Macedo Afonso