À CONVERSA COM ANA GONÇALVES

Está no caminho certo!

Ana Gonçalves nasceu a 17 de Outubro de 1988 e considera-se uma pessoa persistente e apaixonada pela vida. Gosta de ouvir música, de ver filmes, de passear, principalmente em Portugal e claro de escrever. É psicóloga e já publicou quatro livros: "Ópera de cristal" com a Atelier Editorial, "Simplesmente Eu" e "Retalhos de mim" com a Corpos Editora, e "A melodia do sonho" com Chiado Editora em 2014.

Débora: Qual é o seu escritor preferido?

Ana: Não tenho um escritor de eleição. Pauto-me pelos livros em si.

Débora: Então quais livros é que mais a marcaram?

Ana: Ao nível do estilo literário, gosto bastante de Pedro Chagas Freitas. Identifico-me com o jogo de palavras que ele faz e gosto desse tipo de literatura. Quanto aos livros, eu gosto de imensos e por diferentes motivos. Seria ingrato escolher só alguns. Mas se tiver que o fazer, escolho um clássico – "O principezinho". Este livro deu-me as bases para eu ser como sou e para lutar por aquilo que me faz ser, nomeadamente escrever.

Débora: Quando é que começou a escrever?

Ana: Comecei a escrever os meus primeiros rascunhos aos 14/15 anos. Com o incentivo de alguns professores, comecei a tornar a escrita um hábito feliz. Passados alguns meses, tornou-se uma tarefa diária que me proporcionava bastante satisfação.

Débora: Quando é que decidiu publicar um livro?

Ana: Decidi publicar o meu primeiro livro aos 18 anos. O que iniciou esta aventura foi, nada mais nada menos, que um dia de chuva triste e monótono. Nesse dia, para quebrar esta sensação nostálgica, decidi enviar o manuscrito da minha primeira história para várias editoras e uma delas, após alguns dias, mostrou-se bastante interessada.

Débora: Tendo já publicado quatro livros, qual foi o que mais gostou de escrever e porquê?

Ana: O livro que mais gostei de escrever foi o último "A melodia do sonho" porque foi o que mais trabalho me deu, o que demorou mais tempo a finalizar e o que me proporcionou uma maior satisfação com o resultado final. "Ópera de cristal" é uma história de amor simples e inocente que reflecte a pureza de um amor jovem e único. "Simplesmente Eu" é o conjunto de poemas que reflecte um pouco dos segredos e dos baús escondidos que se encontram pelas ruas e pelas cidades. "Retalhos de mim" é o conjunto de poemas que reflecte a forma como vejo e sinto o mundo e as pessoas. "A melodia do sonho" é uma história fictícia que aborda a juventude, os sonhos e a música.

Débora: Como escolheu os títulos?

Ana: Eu nunca escolhi um título para os meus livros. Sinto que é um processo ingrato para qualquer história de detalhes e surpresas e circunstâncias. Os títulos são elaborados, juntamente comigo, por uma pessoa da minha total confiança. O meu antigo professor de português. Toda esta aventura começou com ele e termina, a cada livro, com ele na conclusão de cada história, rematadas pelo título.

Débora: No que se inspira?

Ana: Inspiro-me nas pessoas e nas circunstâncias que vou observando. Inspiro-me nos locais que me transmitem alguma emoção e nos sonhos que existem dentro de quem sou.

Débora: Como decorreram os processos de edição, visto que já modificou de editora três vezes?

Ana: O processo de edição é semelhante nas várias editoras. É sempre, para mim, uma sensação de descoberta e entusiasmo.

Débora: Já alguma vez se deparou com alguém a ler um livro da sua autoria? Como foi esse momento?

Ana: Sim, já. Já vi uma senhora a ler um livro da minha autoria num café. Foi um momento emocionante e, ao mesmo tempo, engraçado. Não estava à espera de me deparar com as minhas histórias por aí e, por isso, foi um momento único e marcante.

Débora: O que diz o seu coração?

Ana: O meu coração diz-me que estou no caminho certo. Ele tem essa capacidade de falar sem palavras. E é isso que ele me diz... Que estou no caminho certo, no meu caminho.

Débora: O que gostaria de dizer para finalizar esta entrevista?

Ana: A quem ler esta entrevista, gostaria de dizer que nunca é tarde para agarrarmos os nossos sonhos e lutarmos por eles. A vida é feita de tentativas e tenho a certeza que, um dia, essas tentativas serão um caminho sólido de sonhos concretizados.

Débora: Obrigada, muito sucesso para si!

-----

Foto: Concebida pela autora

By: Débora Macedo Afonso